Como tornar sua frota “eco-friendly”

Share:

Sustentabilidade é um assunto que está em alta, e ter uma boa imagem nesse aspecto é bom não somente para que a sociedade - e clientes - vejam a sua empresa com bons olhos, ser ambientalmente responsável pode ser bom para o seu bolso também. Além, é claro, de fazer o mundo um lugar melhor para vivermos. Para se ter uma ideia do quão poluentes são os veículos que rodam diariamente mundo afora, em 2017 o Instituto de Energia e Meio Ambiente divulgou um estudo mostrando que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa na cidade de São Paulo. No resto do país, e em outros lugares, os índices são similares. Se não podemos ficar sem veículos - e não podemos, pois são parte vital do nosso dia a dia -, ao menos temos que fazer nosso papel de reduzir ao máximo os danos causados pelos veículos ao meio-ambiente e à nossa saúde. Para isso, ter um sistema de gestão de frotas é fator decisivo. Vamos mostrar alguns fatores que vão melhorar o índice de sustentabilidade de sua frota e que vão trazer economia à sua empresa:

1 - Compre veículos que mais se encaixem com as necessidades de sua empresa. Pesquisar, e muito, na hora de montar ou de renovar uma frota, pode representar economia em curto e longo prazos. Por exemplo, se a sua empresa faz entregas de pequenas encomendas em tempo recorde, não adianta comprar um caminhão, o ideal são motos ou pequenos carros. Veículos com motores mais potentes gastam mais combustível e tendem a poluir mais, prefira aqueles que já vêm de fábrica com algum dispositivo para reduzir a emissão de gases. Mantenha essa política na hora de renovar a frota. Carros mais modernos já são planejados para poluir menos o ar, e também são mais econômicos.

2 - Revisões em dia. Sempre. Um bom sistema de gestão de frotas mantém o gestor informado sobre as manutenções preventivas e aquelas previstas para cada veículo. Isso evita gastos maiores com reparos caros e inesperados, e um automóvel em dia é menos poluente e mais econômico.

3 - Condutores treinados e acompanhados de perto. Direção defensiva causa menos acidentes, gasta menos combustível e desgasta menos o veículo. Um sistema de gestão de frotas faz o acompanhamento de cada condutor e seu veículo, e permite saber quando algo está fora do padrão. Isso permite a reciclagem dos profissionais e a recompensa aos seus melhores condutores.

4 - Saiba o tamanho ideal de sua frota. Sistemas de gestão de frotas, além de calcularem rotas ideais para os condutores, também ajudam na hora saber se a sua empresa precisa adquirir mais veículos ou se ela pode se desfazer de alguns. 

Entre 2012 e 2014, a polícia de West Yorkshire, na Inglaterra, instalou um sistema de gestão de frotas para tornar-se mais sustentável. Neste período, 600 veículos foram acompanhados de perto. Alguns resultados que foram divulgados pelo Department for Transport:
 
- o nível de utilização dos veículos levou à otimização da frota, com a venda de 120 carros, uma redução de 20% no tamanho da frota;
- redução de rodagem de mais de 4 milhões de quilômetros no período para cobrir a mesma área, fruto da otimização da frota e dos itinerários;
- economia de aproximadamente R$ 2 milhões em combustível (diesel), o que significou também a redução da emissão de monóxido de carbono na atmosfera;
- redução de acidentes com a frota em 31%, representando economia de cerca de R$ 150 mil em reparos.


Definitivamente, se você ainda não tem um sistema de gestão de frotas, está perdendo tempo, dinheiro e ainda está poluindo o planeta mais do que deveria.


 

Nenhum comentário