8 passos para melhorar o comportamento dos motoristas de sua frota

Share:

Dados estatísticos mostram que empresas que utilizam sistemas de gestão de frota economizam até 15% dos gastos que normalmente teriam com abastecimento e revisões dos veículos. Sua empresa já está com um sistema de gestão de frota, mas os ganhos não vêm ou estão abaixo do esperado. A resposta mais provável para esse problema, se tudo estiver em dia com os veículos, pode estar no comportamento dos condutores. Motoristas com atitudes agressivas no trânsito tendem a gastar mais combustível e causar mais acidentes, mas existem outros padrões que geram despesas acima da média. Como lidar com esse problema? Vamos dar algumas dicas preciosas aqui.
Depois de fazer uma análise profunda do desempenho da frota e determinar as metas a serem atingidas, comece um trabalho específico com seus condutores.


1 - Compartilhe com a gerência os números e razões que você acredita que podem ser determinantes para resultados melhores.


2 - Contrate um profissional que possa apresentar aos condutores qual a forma mais econômica e segura de dirigir para dar a eles uma série de palestras.


3 - Converse com seus motoristas e explique a eles seu plano e as razões pelas quais ele será posto em prática. Faça com que eles se sintam bem, que podem realmente colaborar. O processo não pode parecer punitivo.


4 - Fique de olho no desempenho individual e identifique os condutores problemáticos.


5 - Converse com esses profissionais, considere até fazer um treinamento com eles para que mudem suas atitudes no trânsito. Mostre números que justifiquem a necessidade dessa reciclagem.


6 - De acordo com a melhora do desempenho individual, recompense os progessos dos profissionais, e sempre mostre os números apresentados pelo sistema de gestão de frotas. Jogue às claras.


7 - Utilizando os relatórios gerados automaticamente, faça updates periódicos do desempenho geral.


8 - Revise e refine o sistema. Esse é um processo que nunca deve acabar, pois novos motoristas entram, outros saem, e pode também haver o relaxamento e o retorno ao estágio anterior.





Nenhum comentário