A frota de uma empresa é um elemento
logístico que exige máxima atenção. Ela não apenas é responsável pela qualidade
de entregas do empreendimento, mas também se relaciona aos custos envolvidos na
gestão operacional. Ou seja, cuidar bem da frota significa oferecer melhores
resultados e gerar economia.
A necessidade de manter a eficiência nos
processos e a possibilidade de atender às demandas do mercado exigem que as
empresas estejam constantemente atualizadas em relação a novas técnicas e
tecnologias, substituindo frequentemente o que está desgastado. E é claro que
essa condição se mantém quando nos referimos aos veículos usados para as mais
variadas funções de uma organização.
Um dos aspectos que demanda atenção
redobrada para esse cuidado é a necessidade de uma renovação de frota.
Um grande desafio para os gestores
que precisam fazer a renovação de frota de veículos é garantir a
qualidade e a eficiência dos serviços prestados sem causar grandes impactos nos
custos de operação. Com tantos detalhes influenciando diretamente nesse
processo, basta um investimento mal planejado para que os resultados não saiam
como o esperado.
Portanto, continue lendo o artigo
para entender a importância de fazer a renovação da frota da sua empresa e como
fazê-la.
Quais as desvantagens da não renovação da frota?
Com uma frota antiga, a imagem da sua
empresa pode ficar comprometida. Não só pelo aspecto visual, mas também por
conta da quantidade de poluentes que podem sair do escapamento de um veículo
mais antigo e que não realiza manutenções periódicas.
Máquinas antigas podem vir a
prejudicar as entregas da empresa e podem colocar em risco os produtos,
aumentando o tempo necessário para que o item chegue ao cliente. Um aumento no
número de pedidos atrasados ou uma redução da satisfação do cliente também
podem ser indicativos da necessidade de renovação dos veículos.
Além disso, uma frota velha requer
uma grande quantidade manutenções e paradas. Levar o veículo com muita frequência
para a manutenção/revisão haverá custos com a tarefa e, também, com a parada.
Há uma menor disponibilidade de frota e uma perda de produtividade, já que o
carro não está rodando quando passa por esse processo.
Sendo assim, é preciso olhar para a
relação entre manutenção, custos e disponibilidade. Quanto maior for a necessidade
de manutenção, maiores serão os gastos e a indisponibilidade de transporte.
Sinais que confirmam que você precisa renovar a sua frota
1. Tecnologia obsoleta: a cada dia são lançados novos veículos que apresentam inovações que os tornam mais eficientes que aqueles das gerações anteriores. Portanto, é importante que a frota da sua empresa acompanhe esse ritmo, atualizando e trocando sempre que for preciso carros velhos por novos
2. Valor comercial: a perda de valor
comercial dos veículos de uma frota também é algo inevitável. Além da
constante atualização de tecnologias limitar cada vez mais o uso de materiais
ultrapassados, a utilização contínua de uma peça aumenta consideravelmente seu
desgaste, portanto, também diminui seu valor comercial.
3. Desgaste: Por maior que seja o
cuidado da empresa com a manutenção de seus veículos, chega um momento em que o
desgaste provocado pelo uso contínuo da frota exige substituições. Sendo
assim, mesmo que a mecânica esteja em perfeita ordem, pode haver desgaste da
carroceria, do chassi ou de algum dos sistemas necessários a seu bom
funcionamento. Quando esse desgaste começa a impor despesas excessivas, que às
vezes nem sequer condizem com o valor dos veículos, é interessante pensar na
renovação da frota.
4. Perda de qualidade: A frota da
empresa precisa oferecer as características adequadas para ter uma atuação
condizente com a expectativa de qualidade. Quando percebe-se que há essa perda
de qualidade, é porque chegou a hora de trocar a frota.
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