Como melhorar a comunicação com os motoristas

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Relacionamentos interpessoais são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho em qualquer segmento, inclusive com os motoristas de seu negócio. Eles influenciam no clima organizacional e no bem-estar de todos os colaboradores. Muitos pensam que empresas não precisam investir nesse tipo de estratégia. No entanto, sem um bom relacionamento com funcionários o trabalho pode acabar não progredindo, gerando resultados negativos.

gestão de frotas é uma tarefa na qual se lida diariamente com várias pessoas, de modo que é essencial saber como melhorar a comunicação, se certificando de que os objetivos e procedimentos são entendidos claramente por seus colaboradores.

A seguir vamos oferecer algumas dicas para melhorar a relação e a comunicação com os motoristas, fazendo com que os resultados sejam ainda mais promissores. Continue acompanhando e saiba mais!



Ouça a equipe
Quando o gestor está sempre apto para ouvir a equipe, ele conseguirá perceber o que está acontecendo com os seus colaboradores. Essa escuta não envolve unicamente conversas casuais, como também inclui momentos para abrir espaço para as opiniões dos profissionais sobre os serviços, o dia de trabalho e quais são as principais demandas.

Antecipar conflitos e solucioná-los com mais facilidade está entre um dos principais benefícios de ouvir a equipe. Além disso, a medida permite que os colaboradores percebam a importância que eles têm para aquele negócio.


Treine e conscientize os motoristas
A comunicação, para que possa ser eficiente, deve fluir em diversas direções. Isso significa que, para conseguir melhorar a comunicação, além das ações que cabem ao gestor, os próprios motoristas também devem cumprir com o seu papel.

Ou seja, é preciso treinar e conscientizar a equipe de motoristas a respeito da importância que eles possuem em todo o processo logístico e como o seu trabalho pode influenciar, inclusive, na satisfação dos clientes ― isso é especialmente importante quando a empresa realiza um rastreamento intensivo das cargas transportadas.


Seja objetivo
É muito comum observar gestores que abusam um pouco da sua posição de líder, exercitando sua oratória com mais frequência e profundidade do que deveriam.

Não é interessante estender-se por tempo demasiado longo ou dar muitas voltas, quando estiver transmitindo orientações aos membros da sua equipe. Nesse quesito é essencial que utilize os primeiros momentos para deixar claro o objetivo do diálogo e apenas explicar os detalhes posteriormente e mediante solicitação de esclarecimentos.

Também não é ideal ser um gerente monossilábico, muitas vezes considerado rabugento pela sua economia de palavras. É bom aplicar aqui o meio termo nesse quesito: nem demais, nem de menos.


Utilize um sistema de gestão
É inegável a quantidade de benefícios que um software de gestão proporciona para as empresas. Dentro desse contexto de comunicação, a automatização dos processos permite que as informações sejam trocadas em tempo real, de forma automática e mais ágil. Por exemplo: um sistema de gestão que permite o acompanhamento das entregas faz com que os motoristas possam informar, em tempo real, quando determinada entrega foi realizada, em vez de obter a informação apenas quando o motorista retorna para a empresa com a documentação assinada.


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