Controle sua frota: 5 dicas para economizar combustível

Share:

Controle sua frota: 5 dicas para economizar combustível          
Empresas que possuem frotas precisam se atentar aos detalhes para não gastarem mais do que podem, um desses detalhes é o combustível. Economizar com combustível é um desafio, ainda mais com o preço aumentando cada vez mais.
Não há como parar de abastecer. Automóveis, seja eles quais forem, necessitam de combustível para andar. Por isso, uma boa forma de tentar reduzir esses custos é adotando medidas e boas práticas que irão auxiliar nessa economia.
Sendo assim, continue lendo esse artigo e anote 5 grandes dicas para não gastar com tanto combustível para a frota da sua empresa.

     1.  Mantenha a calibragem, o alinhamento e o balanceamento dos pneus:
Pneus
murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. Inclusive, pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira e se o veículo está carregado ou não. A indicação de calibragem está no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta carro.

     2.  Evite o excesso de velocidade:
A velocidade também influencia bastante no combustível. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h, por exemplo. Além de ser uma dica de economia, essa pode ser levada como uma dica de segurança também. Eduque seus funcionários a correrem menos para evitarem acidentes e ainda economizarem.

     3. Realize a troca de marcha corretamente:
Trocar de marcha no momento ideal ajuda a evitar acelerações desnecessárias ou a perda de velocidade. Mais uma dica que, muito além de tratar apenas de manutenção e economia, trata também de segurança para a sua equipe. O uso do câmbio deve ser suave, sem necessidade de “espichar” até o fim.


     4. Evite andar com vidros abertos:
Andar no carro com os vidros abertos interfere na aerodinâmica (a força do ar sobre algo em movimento) do carro e no consumo de combustível, principalmente a mais de 80 km/h.

5.  Evite o ponto morto em descidas:
Seus funcionários devem evitar aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas. O veículo deverá ficar sempre engrenado, pois gasta menos combustível do que se estiver em ponto morto. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. Evitar isso também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.



Nenhum comentário