A importância de realizar manutenções na frota da sua empresa

Share:


Toda empresa deve estar com todos os setores funcionando para dar certo, em alguns casos, um dos mais importantes é a frota. Sendo assim, é sempre bom estar atento para melhorias e soluções dos problemas. É necessário sempre que possível fazer uma manutenção da frota. Para saber como fazer, leia mais a seguir.

Como fazer manutenção das frotas da empresa? 

A manutenção da frota é uma atividade em que você controla os gastos, faz uma revisão geral, e consequentemente, aumenta a performance operacional de cada veículo. Ter esse hábito é fundamental para ajudar na gestão e no controle desse setor. Nos carros, por exemplo, é preciso observar peças, freios, água do radiador, filtros, pneus, suspensão, óleo de câmbio e bateria. Já nos caminhões, a maior atenção tem que ser nos filtros de ar, óleo do motor, freios, suspensão, pneus, direção, quinta roda e módulo de injeção.
É de suma importância fazer manutenção preventiva e preditiva na frota. Com a preventiva, você faz uma inspeção sistemática com a intenção de reduzir as probabilidades de falha dos automóveis, ela é feita para evitar futuros defeitos. A preditiva é um processo que você faz para predizer o tempo útil e as condições reais dos componentes dos carros. Sendo assim, para fazer tais assistências de maneira adequada, você, primeiro de tudo, precisa saber quais os veículos existentes na sua frota e suas especificações. Afinal, nada melhor que conhecer o que está dentro da sua empresa. Isso ajudará na hora de fazer um plano de manutenção (saber qual tipo de manutenção é necessário ser executado). Além disso, é sempre bom contar com uma mão de obra qualificada e serviços especializados para a realização destes. Uma outra dica valiosa que ajuda demais para a redução de custos e reparações é ter o controle das rotas. Certifique-se por onde sua frota vai passar, se informe dos caminhos e do tipo de estrada, e a partir daí, fique atento às falhas que podem vir a acontecer. 

Qual o melhor jeito de planejar essas manutenções? 

A manutenção da sua frota pode ficar ainda mais fácil com o PlusFrota. Um sistema que permite a gestão integrada de grandes frotas e um maior controle das operações, inclusive pode controlar em tempo real as despesas de abastecimento, performance de veículos e condutores. O sistema é online e oferece mais economia para a empresa, reduzindo em até 15% os gastos.




Nenhum comentário